segunda-feira, 20 de abril de 2009

Canada Parte 1 - Primeiras Impressões



Boa noite pessoal!!

Finalmente, depois de uma longa viagem, aqui estou eu no outro hemisfério! 

Para quem ainda não sabe, vim passar uns 40 dias na cidade de Edmonton (Canada) pra descansar, passear e, nas horas vagas vou fazer um curso de marketing da Universidade de Alberta e um curso de História da Arte na MacEwan College! 

Como provavelmente essa terrinha vai ser o tema de alguns posts durante esse mês, vou aproveitar este primeiro para colocar minhas primeiras impressões. Eu sei que elas ainda vão mudar muito nesse mês, mas algumas coisas me saltaram aos olhos logo de cara. Aí vai:


1. Politicamente corretos:

Os canadenses chegam a irritar de tão politicamente corretos que são. Sabe aquela coisa de jeitinho brasileiro, ginga, malandragem? Eles definitivamente não tem essa matéria nas escolas. É realmente triste que isso salte aos olhos dos brasileiros, visto que é uma coisa tão distante de nossa realidade, mas aqui as pessoas realmente respeitam o que deve ser respeitado, e isso gera uma sensação em cadeia de que as coisas devem ser feita da maneira correta e que não existe desconfiança. Alguns pequenos exemplos:

  • Estava atravessando a rua e o farol estava aberto para os carros. Obviamente parei e segurei o braço da minha irmã doida que estava atravessando sem ao menos olhar para o dado. Ela riu e me disse: “Téia, é assim que funciona aqui. É nossa preferência. Se você ficar aí parada o carro também vai ficar parado até você atravessar.” E o melhor de tudo é que era verdade.
  • Estava entrando no metrô e não tem catraca, bilheteria nem nada do tipo. Você tem que validar o seu ticket (que você compra em vários pontos da cidade) em uma maquininha que fica na frente da escada, ou ter sua carteirinha mensal para metrô e ônibus. Quem confere se você tem alguma destas coisas ou se você validou seu ticket? A consciência das pessoas em 99% das vezes. Isso porque de vez em nunca passa um fiscal para validar. Gente!! Isso não é maravilhoso? Eu ofereço o transporte público para vocês cidadãos, em bom estado e funcionando, e vocês pagam para utilizar isso porque é justo. E pronto, é uma relação mutua que não precisa ser fiscalizada (quase utópico para nós brasileiros).

 

2.    2. Termômetro desregulado:

Os canadenses definitivamente não são mamíferos normais, ou possuem algum termômetro interno totalmente desregulado. Imaginem isso: a primeira coisa que fiz ao sair do aeroporto foi comprar um Capuccino quente, fechar o meu casaco e me encolher toda. Eis que encontro atravessando a rua uma criança de shorts, camiseta e chinelo!!! Ah se a Dona Neiva visse isso! Ahaha... Eu sei que essa foi uma caricatura exagerada, mas as pessoas realmente estão comemorando o “calor” daqui, saindo para comer fora, comprando mesas e guarda-sol para colocar no jardim, indo correr no parque e saindo sem casaco. É compreensível que tenham esse comportamento, já que acabaram de sair de um inverno de -30ºC, mas socorro! Nem dá pra disfarçar que sou turista quando saio com minha toquinha, bota e casaco!

 

3.    3. Mania de grandeza:

Eu tomei um susto quando abri o armário da Ju e dei de cara com: 1 pacote de sucrilhos de 1 kg, 1 pacote de cookies com 300.000 bolachas, um molho para salada do tamanho de uma garrafa pet e algumas outras coisas que me fez sentir em um desenho da terra dos gigantes! Sério, exageros a parte, os canadenses têm mania de grandeza. É como se todo o mercado fosse o Sams Clube ou o Makro e todas as embalagens tivessem que sustentar um time de futebol.


4.  Cara de canadense?:

Se nós defendemos que o Brasil é uma mistura de raças, é porque ainda não conhecemos Edmonton. Eu particularmente ainda não consegui definir qual é o biótipo dos canadeneses (em geral, porque dOS canadenses do sexo masculino não foi tão difícil identificar, hehe!). Você olha para um lado e se sente da Coréia, olha para o outro e estamos no Brasil, para a frente estamos na Europa e para trás chegamos no oriente médio.


5.    Pós-sustentáveis:

Como vocês bem sabem, eu tenho grande interesse pelo tema ‘Sustentabilidade’, o que me fez procurar muito cursos desse assunto para fazer aqui no Canadá, já que sabia que o pais está bem a frente nessa área. Admito que não foi nem um pouco fácil encontrar estes cursos aqui em Edmonton, o que me fez pensar em duas hipóteses: ou os caras não tem a mesma preocupação que as grandes cidades canadenses como Toronto, Vancouver e Montreal, ou a coisa já está tão inserida nas práticas cotidianas que o assunto é abordado em outro nível.

Definitivamente estamos na opção dois!

É notável como tudo aqui é pensado de uma maneira que gere um melhor equilíbrio social, econômico e ambiental (famoso tripé da sustentabilidade), e como as coisas já estão inseridas de maneira mais intrínseca as práticas cotidianas de todos os cidadãos, empresas e governo. Não entrei em nenhuma loja , nem andei em nenhum lugar estes dias em que o assunto não fosse abordado ou não estivesse exposto de alguma forma.

Ainda não tem tempo para avaliar quando do discurso é realmente aplicado a uma prática holística... mas já no discurso deu pra perceber que temos muito a aprender!!

 

Por enquanto é só pessoal! 

Beijo grande a todos!

Téia

Um comentário:

  1. embalagens enormes são mais sustentáveis! ;o) principalmente de coisas do tipo mouthwash e hidratante, que vc usa aos litros e litros... saudades de creme hidratante com shea butter a preços acessíveis...
    (países norte americanos estimulam meu lado consumista! socorro!)

    ResponderExcluir

Inspiração